Brasil

Ajudando você com segurança de máquinas ou proteção de máquinas como ficou conhecido

A ROSS emprega uma equipe de especialistas globais da indústria com vasta experiência em aplicações de energia fluida com ênfase especial em SEGURANÇA. Espalhados por todo o mundo, a equipe de segurança da ROSS participa de comitês de normas do setor que definem políticas e práticas recomendadas para proteção de máquinas. A maioria das pessoas (nos EUA) já ouviu falar e está bastante familiarizada com a OSHA. No entanto, muitos ficariam surpresos ao saber que as leis da OSHA são baseadas nas recomendações técnicas de muitas organizações específicas da indústria ou normas, como a Robotics Industry Association (RIA), o Packaging Machinery Manufacturers’ Institute (PMMI), o American National.... (“Continue Lendo” o botão te leva para a página de Segurança Total de Máquinas)

Aplicações de segurança ROSS®

  • Isolamento de Energia

    O isolamento de energia pneumática é obtido com uma válvula operada manualmente em um sistema que interrompe a entrada de uma energia específica. Dispositivos de isolamento para sistemas pneumáticos são geralmente usados em conjunto com um dispositivo de exaustão que é usado para dissipar a energia que pode estar a jusante do dispositivo de isolamento. Na maioria dos dispositivos pneumáticos, o dispositivo de isolamento e o dispositivo de exaustão são combinados em um único componente que desliga o fornecimento de energia pneumática e também descarrega a energia pneumática a jusante, o mais a jusante possível.

    Saber mais

    Aqui estão algumas diretrizes de projeto simples dos padrões de segurança para se ter em mente ao configurar seu sistema de bloqueio pneumático e isolamento de energia:

    • O dispositivo de isolamento de energia deve ter uma aparência única em comparação com outros dispositivos ON/OFF
    • O dispositivo de isolamento de energia deve despejar energia perigosa rapidamente
    • O dispositivo de isolamento de energia só deve ser bloqueável na posição OFF
    • O sistema deve incluir uma indicação visível de uma condição segura

    Interessado em Isolamento de Energia? Veja o que temos a oferecer!

    Navegue em nosso catálogo

    How do ROSS Lockout Valves match Design Guidelines?

    • Aparência Única – Facilmente identificável com um corpo amarelo e uma alça vermelha para controlar as posições ON/OFF
    • Quick Energy Dump – Portas de exaustão de tamanho completo (iguais ou maiores que o suprimento) estão incluídas para permitir que as válvulas de bloqueio descarreguem a energia a jusante rapidamente
    • Posição bloqueável – O design permite que a válvula seja travada apenas na posição DESLIGADA
    • Indicação visível – Inclui porta de sensor integrada para verificação de pressão com um indicador visual pop-up ou pressostato elétrico


  • Escape de segurança

    Um ambiente de fabricação seguro deve incluir um respeito pelas interações, às vezes perigosas, entre o homem e a máquina. Isso se reflete na evolução das válvulas relacionadas à segurança, antes simples e agora sofisticadas. Em circuitos pneumáticos e hidráulicos onde a principal preocupação é a remoção de energia pneumática ou hidráulica de um dispositivo ou sistema, válvulas de descarga ou exaustão são incorporadas especificamente para esta função.

    Saber mais

    A função de uma válvula de controle de exaustão de segurança imita a função de um relé de controle elétrico e está sujeita às mesmas regras para classificar a integridade de segurança. Os sistemas de proteção de máquinas devidamente especificados contém provisões para válvulas pneumáticas, incluindo:

    • Deve ser funcionalmente redundante
    • Deve ser monitorado quanto a falhas (incluindo falhas de desempenho reduzido que podem criar a perda de redundância) sem depender de controles externos da máquina ou circuitos de segurança
    • Deve retornar a uma posição segura em caso de perda de pressão ou outro evento semelhante
    • Capaz de inibir a operação adicional após a detecção de uma falha até que seja corrigida

    Interessado em escape de segurança? Veja o que temos a oferecer!

    Navegue em nosso catálogo

    Como as Válvulas Duplas de Exaustão de Segurança Confiável da ROSS atendem às Diretrizes de Projeto?

    • Redundante – Inclui válvulas internas duplas
    • Monitoramento – Inclui um sistema de monitoração dinâmico independente que não requer controles adicionais de monitoração de válvula
    • Posição segura – A válvula mudará para uma posição travada sempre que os elementos da válvula operarem de maneira assíncrona
    • Condição de falha – A reinicialização só pode ser realizada pela reinicialização elétrica integrada e não pode ser reinicializada removendo e reaplicando a pressão de alimentação ou a energia elétrica


  • Retorno seguro do cilindro

    As válvulas duplas ROSS CrossMirror fornecem controle confiável de cilindro/atuador, resultando em maior segurança e economia.

    Saber mais

    Projetos de segurança típicos procuram remover o ar de uma máquina ou zona. Se houver apenas um atuador, ele pode ser controlado com uma válvula de controle de segurança que fornece controle de ponto de uso. Isso oferece não apenas segurança, mas também economia no consumo de ar e elimina qualquer tempo de inatividade devido à recarga do sistema.

    TA válvula CrossMirror é automonitorada internamente e não requer controles adicionais de monitoração da válvula. Ele também inclui um interruptor indicador de status (pronto para operação) para informar o controlador da máquina sobre a condição da válvula. Este interruptor deve ser integrado aos controles da máquina para evitar um sinal de operação até que a falha da válvula seja eliminada.

    Interessado em escape de segurança? Veja o que temos a oferecer!

    Navegue em nosso catálogo

    Essas válvulas são usadas em uma variedade de aplicações, incluindo prensas de cilindro, aplicações de enchimento potencialmente perigosas onde o derramamento não é uma opção e aplicações críticas de fixação.


  • Retenção de carga

    As aplicações de cilindros devem levar em consideração o que acontece com a perda de pressão do ar e como afetará a segurança do homem e da máquina. Isso é especialmente importante com aplicações de cilindros verticais.

    Saber mais

    As válvulas de retenção pilotadas, também conhecidas como PO, são usadas sempre que houver risco de queda do cilindro/carga no caso de perda de energia elétrica ou ar do sistema, através da retenção do ar no cilindro.

    Uma válvula de retenção pilotada serve para reter a pressão e manter a carga no lugar. O ar retido na camara do cilindro fornece uma força positiva para ajudar a reter a carga. A pressão retida precisará ser esgotada com segurança quando retomar a operação normal da máquina.

    Interessado em escape de segurança? Veja o que temos a oferecer!

    Navegue em nosso catálogo

    Além das opções de válvula simples e dupla, as Válvulas de Retenção PO Série 27 da ROSS Brasil são oferecidas com opções de alívio de pressão manual e remota para atendendo a função de exaustão segura.

Um instantâneo global de energia e segurança de fluidos

As válvulas de segurança de aplicação crítica são funcionalmente redundantes, automonitoradas e retornam a uma posição segura. É fácil dizer que “Segurança é o objetivo de todos”, mas o que realmente significa isso? Boas práticas de segurança no local de trabalho podem reduzir o risco de lesões não apenas para operadores de máquinas, mas também para outras pessoas, como técnicos de manutenção; também pode reduzir o risco de danos acidentais em máquinas e outros ativos da empresa ou danos ao meio ambiente. Normas comuns do setor reconhecem que não existe risco zero, embora forneçam orientação aos fabricantes e operadores de máquinas sobre como tomar medidas para minimizar os riscos. Isso é comumente referido como uma proteção de máquina. Aqui está uma visão geral de alguns fatores-chave:

  • Bloqueio alternativo

    A norma ANSI/ASSE Z244.1 – 2003 (R2008) também aborda outras técnicas de bloqueio, chamadas métodos alternativos de controles. Esses sistemas podem reduzir custos e melhorar o tempo de operação da máquina. Mas os controles de métodos alternativos se aplicam apenas a tarefas rotineiras e repetitivas que são parte integrante do processo de produção e são baseadas na avaliação de risco que fornece proteção pessoal eficaz. A máquina ainda deve ter um sistema de bloqueio padrão para reparos e outras tarefas.

    Métodos alternativos de controle oferecem vantagens de redução de tempo. Primeiro, ele usa um ponto central de bloqueio (um sistema remoto de baixa tensão) que simplifica e acelera o bloqueio e aumenta a segurança, evitando a chance de um ponto ser perdido. O operador não precisa percorrer toda a máquina para acessar vários pontos para operações de bloqueio ou desbloqueio. Esses sistemas colocam interruptores de bloqueio elétrico, conectados ao sistema de controle, em locais que exigem acesso à máquina e incorporam válvulas de segurança apropriadas para bloqueio pneumático e hidráulico.

    A segunda característica dos sistemas de bloqueio alternativo é que nem toda a energia precisa ser removida. Na verdade, às vezes a remoção de toda a energia cria uma condição mais perigosa. Isso pode resultar em economia significativa de tempo e custo quando os sistemas contêm grandes volumes de ar comprimido.

    A norma também é útil para tarefas que não são rotineiras, repetitivas ou integrais à produção, mas requerem energia para, digamos, solucionar problemas de um circuito de controle. A nova norma reconhece que não existe risco zero e que algum risco está presente para executar determinadas tarefas. Neste caso, a norma exige que o sistema de controle e a válvula que controla a energia não isolada sejam confiáveis no controle, Categoria-3 ou -4.

  • Redução de risco

    Não existe “risco zero”. Portanto, os padrões exigem que você avalie todos os riscos possíveis e determine quais maneiras possíveis podem ser realizadas para reduzir esses riscos de maneira mais eficaz. A melhor abordagem para a avaliação de riscos é em equipe. Uma grande mudança trazida pela ANSI B11.TR3-2000 é que tanto o fabricante da máquina quanto o usuário são responsáveis por realizar a avaliação de máquinas novas e recondicionadas. No passado, a segurança da máquina era considerada responsabilidade do usuário. Talvez a parte mais difícil seja definir as palavras subjetivas para a avaliação. Não há respostas precisas, e até as normas diferem. Os usuários precisam desenvolver seu próprio programa de avaliação de risco.

    Muitas empresas sustentam que existem dois graus de lesão: menor e maior. Lesões leves podem ser tratadas com um kit de primeiros socorros, e qualquer coisa que exija cuidados mais extensos é considerada uma lesão grave para fins de avaliação de risco. Quando uma empresa usa uma matriz de risco que se inclina para o lado “melhor estar do lado seguro”, a primeira pergunta é, obviamente: “Irá acarretar despesas adicionais para eliminar uma possibilidade rara?” Mas o erro no lado mais forte leva a equipe de avaliação a olhar com mais cuidado para cada perigo. Muitas vezes, a segurança pode compensar o tempo de operação da máquina, reduzir o absenteísmo dos funcionários, economizar tempo e custo para investigar um acidente, economia de seguro e outros custos ocultos envolvidos com acidentes. A segurança faz parte do programa de prevenção de perdas de uma empresa.

    Evitar o uso da válvula de categoria errada deve ser a principal preocupação ao realizar uma avaliação de risco. Por exemplo, um circuito com uma única válvula que sofre uma mola quebrada ou um carretel pegajoso teria um resultado de falha diferente de um circuito semelhante empregando uma válvula dupla tendo uma mola quebrada ou uma válvula pegajosa. ANSI B11.TR3-2000 define o nível mínimo recomendado de integridade de controle da seguinte forma.

    • Máximo grau de redução de risco - Sistemas de controle com redundância com auto-verificação contínua para garantir o desempenho contínuo.
    • Redução de risco alto/intermediário - Sistemas de controle com redundância com autoverificação na inicialização.
    • Redução de risco baixo/intermediário - Sistemas de controle com redundância que podem ser verificados manualmente.
    • Menor grau de redução de risco - Dispositivos hidráulicos ou pneumáticos e sistema de controle associado usando configuração de canal único.

  • Caminho para a segurança

    O caminho para a segurança da energia fluida pode ser feito com estes 6 passos:

    1. Identificando tarefas e perigos usando uma Avaliação de Risco com considerações de energia fluidica.
    2. Classifique esses perigos em categorias de leve a grave, raramente a frequente e possível a menos possível.
    3. Reduza o risco por uma Hierarquia de Redução de Risco de Preferencial para Quinto.
    4. Selecione os controles apropriados para proteção.
    5. Avalie o Risco Residual.
    6. Registre as ações tomadas, monitore os resultados e documente.

  • Exemplos de circuitos de segurança

    • Perigo de cilindro em 2 direções
    • Pontos de Estrangulamento
    • Ferramental ou dano ao produto
    • Bloqueio de ponto único
    • Atue a embreagem/freio
    • Contrabalanço
    • Sistemas de energia monitorados
    • Desenergização parcial
    • Cargas verticais
    • Perigo de cilindro em 2 direções
    • Posicionamento do cilindro no meio do curso
    • Controle bi-manual
    • Isolamento de Energia
    • Aumento gradual da pressão EEZ-ON
    • Redução de ruído
    • Partida usando bi-manual não bloqueável.
    • Falha na mangueira e/ou conexão

Recursos adicionais:
ROSS oferece e amplia o livro de referência técnica "Fluid Power Safety for Machine Guarding", e um curso de Fluid Power Safety, "TOTAL MACHINE SAFETY".

Padrões e Certificações de Projeto:
As válvulas ROSS para aplicações relacionadas à segurança são projetadas para atender a muitas normas globais, incluindo: CSA, Australian AS, EN, ISO, OSHA, NR12, ANSI e CE

Quando necessário, os produtos ROSS podem ser testados e certificados pelas seguintes autoridades: UL, CSA, TUV, BG

Ferramenta de software de integridade de segurança para avaliação de aplicações de máquina (SISTEMA)

A ROSS Brasil tem o prazer de anunciar o download gratuito de sua biblioteca de dados de produtos de segurança projetada para uso com a nova e inovadora ferramenta de software de integridade de segurança para avaliação de aplicações de máquinas (SISTEMA). Desenvolvido pelo Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional do Seguro de Acidentes Sociais Alemão (IFA, anteriormente conhecido como BGIA), o SISTEMA está disponível para download gratuito no site da IFA. Espera-se que esta ferramenta de software seja inestimável para os projetistas de sistemas por causa de suas potenciais economias de tempo e implicações de segurança. Clique no link abaixo para começar.

Iniciar

ROSS Brasil - White Papers

Permitir que você e seus funcionários estejam seguros no local de trabalho requer atenção à avaliação de riscos, projeto da máquina, funcionalidade do equipamento, funcionários, técnicos, avaliação contínua desses ativos e educação contínua nas melhores práticas de segurança. Proteger a máquina e priorizar a segurança é o objetivo de todos, e você pode aproveitar os recursos gratuitos adicionais para fazer isso acontecer. A ROSS se orgulha de fornecer white papers para download para você usar para aumentar a segurança em seus negócios e manter-se atualizado sobre os padrões do setor. Você pode encontrar todos os white papers mais recentes clicando no link abaixo.

Ver white papers

Curso Total Machine Safety™

O Total Machine Safety é o primeiro programa de treinamento de proteção de máquinas elétricas e hidráulicas totalmente integrado. Essa abordagem abrangente para avaliar e projetar sistemas de controle de segurança é fundamental para o sucesso geral de seu programa de segurança. Além disso, quando você aborda a proteção da máquina no início do processo de projeto da máquina, você começa a perceber que a segurança é um bom negócio.

Iniciar

Entre em contato com nossa equipe

A ROSS emprega uma poderosa equipe de especialistas com vasta experiência em energia fluida capaz de ajudá-lo a encontrar uma solução para seus objetivos de segurança. Seja uma solução personalizada, um produto atual, aplicação ou curso de segurança, a ROSS está aqui para fornecer exatamente o que você precisa com as especificações do seu negócio em mente.

Método preferido de contato?
Veja nosso Termos e Condições | Cuidados e Advertências | Dados privados Copyright © 2024 ROSS Brasil. Todos os direitos reservados.